Gestão de equipes nas empresas de Fomento Mercantil - FIDC´s, Securitizadoras e Factoring
- carlosalexandre471
- 14 de fev.
- 3 min de leitura
A grande competição nas atividades do setor de fomento mercantil – antecipação de recebíveis - é uma realidade.
Para que uma empresa se destaque, tenha sucesso e resultados sustentáveis é preciso uma gestão altamente eficiente de suas equipes.
Neste sentido, o gestor empresarial, o executivo, deve obter insights e estratégias capazes de levar seu empreendimento adiante. Existem inúmeros desafios e oportunidades no dia a dia à frente de sua empresa.
Seus produtos e serviços oferecidos apresentam certa complexidade, exigindo que os profissionais colaboradores tenham uma expertise técnica e um conhecimento especializado, principalmente no que se refere a vendas, crédito e a tecnologia. Em função destas características próprias da atividade, o processo de recrutamento precisa ser rigoroso e sempre exigirá treinamentos específicos frequentes.
Vale ressaltar que o setor de fomento mercantil está sujeito a Políticas de Crédito internas, a normas e regulamentações próprias. O gestor, portanto, deve ter uma atenção redobrada aos processos e controles internos. As equipes precisam estar atualizadas sobre as mudanças na legislação para atuar na conformidade.
O exercício efetivo da liderança exige uma participação ativa dos gestores junto a suas equipes. A delegação de poderes não exclui o constante acompanhamento.
Resultados sustentáveis
Como todo negócio, é preciso que se gere lucro, a curto, médio e longo prazo. Neste cenário, as equipes atuam normalmente sob pressão. Os líderes devem, em primeiro lugar, definir claramente e adequadamente, visando sempre os objetivos maiores da empresa, as metas de cada setor e particularmente de cada colaborador.
A boa gestão de equipes implica em definição clara dos objetivos, planejamento realista, acompanhamento das ações, controle e profunda análise dos resultados, buscando conhecer as causas dos sucesso e dos fracassos.
Ao gestor se impõe equilibrar a cobrança por metas e objetivos, com o suporte, as instruções, o treinamento e o reconhecimento, evitando estresse e desmotivação.
A performance de uma equipe é o resultado da liderança de seu gestor.
Liderar é bater metas!!! (Prof. Vicente Falconi)
As empresas têm a necessidade de atrair e reter talentos. A gestão de equipes deve ficar atenta às tendências de mercado e oferecer um ambiente de trabalho que fomente a produtividade. Os colaboradores devem ter oportunidades de crescimento de carreira e um amplo desenvolvimento.
Para que a equipe fique mais produtiva, elas devem se sentir engajadas e motivadas, gerando um melhor resultado para as empresas. Os profissionais devem ser capazes de oferecer serviços de alta qualidade a seus clientes, aumentando a sua fidelização e satisfação.
Os gestores das equipes precisam apostar em inovação e diferenciação, com colaboradores com habilidades e perspectivas diferenciadas, capazes de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e serviços, particularizando a empresa em relação a concorrência. É preciso fortalecer a cultura organizacional.
Estratégias para a Gestão de Equipes:
Definir claramente o perfil dos profissionais para cada cargo
As metas devem ser desafiadoras, mas devem ser possíveis
Investir em programas de treinamento
Ter a meritocracia como fonte de incentivo
Oferecer oportunidades de crescimento
Incentivar a busca por conhecimento
Criar premiações de incentivo
Conclusão
O líder deve ainda estabelecer canais de comunicação eficientes dentro da empresa. É preciso promover a cultura de feedback, realizar avaliações de desempenho, reconhecer e recompensar o bom trabalho. Deve-se desenvolver líderes inspiradores, delegar tarefas e responsabilidades, e incentivar a autonomia e a criatividade.
O ambiente de trabalho precisa ser positivo, com o incentivo à participação dos colaboradores, oferecendo benefícios e atrativos. O ambiente de trabalho deve ser agradável.
A gestão de equipes para o setor de Fomento Mercantil - FIDC´s, Securitizadoras e Factoring, é um desafio.
É possível construir equipes engajadas, que contribuem para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
Carlos Alexandre de Braga Almeida
11/02/25
Opmerkingen